Conheça todo o complexo do Pateo do Collegio

O Pateo do Collegio (é assim mesmo que se escreve, em função da ortografia arcaica) é o nome dado à igreja e escola jesuítica histórica na cidade de São Paulo. Ele é composto por três unidades: o complexo, localizado no centro da capital, e mais duas unidades no centro histórico de Embu das Artes (município da região metropolitana de São Paulo): o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas e as Oficinas Culturais Anchieta.
O termo “Pateo do Collegio” também é usado para se referir ao quadrado em frente à igreja.
O pátio marca o local onde a cidade foi fundada, em 1554. E no caso do centro da capital, o complexo envolve: o Museu de Arte Sacra, o Museu Anchieta, uma biblioteca, um café, e oferece atividades como oficina de origamis, e apresentações de música sacra.

A história do Pateo do Collegio

O complexo histórico-cultural-religioso Pateo do Collegio, com  arquitetura colonial portuguesa, pertence à Companhia de Jesus, ordem religiosa dos jesuítas, fundada em 1540 por Santo Inácio de Loyola (1491-1556).
Os primeiros jesuítas chegaram ao Brasil em 1549 com a missão de evangelizar os indígenas, naturais da terra, educar e confortar espiritualmente os colonos, cristãos europeus que deram início ao processo de colonização do Brasil.

Como chegar:

End.: Praça Pateo do Collegio, 2 – Centro, São Paulo – SP
Tel: (11) 3105-6899

Localização  

Dicas: aproveite a visita para tomar um cafezinho ou almoçar no Café do Pateo. As opções vão de biscoito doce de gergelim ou bolo caseiros acompanhados de um café expresso, ou saladas e massas.
Além disso, o Museu Anchieta conta com uma pinacoteca e sete salas de exposições que abrigam uma pia batismal datada de 1680; exemplares de esculturas conhecidas, coleções de arte sacra e objetos dos primeiros séculos.

Fonte: www.pateodocollegio.com.br

Deixe uma resposta

Seu e-mail não vai ser publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *